Perguntas Frequentes

COVID-19:
A Feira do Caminho dos Antiquários está acontecendo, aos sábados?

Nossa Feira está funcionando dentro das orientações dos governos estadual e municipal

das 9h às 15h:

- Distanciamento social
- Uso de máscara facial obrigatório
- Álcool gel 70% à disposição nas bancas





1) Como surgiu o Caminho dos Antiquários?
   O processo de concentração das lojas nesse local foi de forma NATURAL. O primeiro antiquário a se estabelecer por aqui (em 1985) foi O ANTIQUÁRIO AO BELCHIOR (falecido em 1997 com 100 anos de idade). Mais tarde foram surgindo outras lojas com o mesmo ramo de atividade. Quando se percebeu que havia cerca de quatro lojas do mesmo ramo, a região começou a despertar atenção de outros comerciantes de antiguidades e da própria Prefeitura de Porto Alegre.
Por coincidência a cidade nasceu nessa região. Tanto é que por isso o Monumento aos Açorianos foi erguido nesta região.
A feira foi inaugurada no dia 20 de agosto de 2005, quando o tráfego de veículos foi interrompido, pela primeira vez, na última quadra da Rua Mal. Floriano. Cinco meses depois, no dia 26 de janeiro de 2006 o Prefeito José Fogaça sancionou a Lei nº 9.943, que oficializou o Caminho dos Antiquários.

2) Quantas lojas de antiguidades compõem atualmente o Caminho dos Antiquários?
Atualmente o Caminho dos Antiquários reúne 15 lojas de antiguidades, 2 brechós e um sebo (livraria). Atualizado em 16/junho/2021. 
OBS: Algumas dessas lojas possuem filiais e/ou depósitos no trecho, o que aumenta consideravelmente o número de estabelecimentos que podem ser visitados. Algumas lojas só abrem aos sábados. Outras, devido à pandemia do COVID-19, somente com horário marcado, 


(clique na imagem para melhor visualização)

Atualmente o Caminho dos Antiquários é composto de:
15 antiquários, 2 brechós e 1 sebo.

Na Feira do Caminho dos Antiquários (aos sábados) somos
cerca de 50 expositores na rua Mal. Floriano e na Praça Daltro Filho:
antiquários, artesanato, brechós e expositores convidados (antiguidades, colecionáveis e raridades)!


3)   A Feira do Caminho dos Antiquários ocorre só na rua (última quadra da Rua Marechal Floriano)?
Não! A Feira do Caminho dos Antiquários está subdivida em duas partes (ou trechos) e tem duas administrações:

a) Trecho Rua: última quadra da Rua Marechal Floriano Peixoto (entre as ruas Demétrio Ribeiro e Fernando Machado). A administração desse trecho da feira é por conta dos antiquários (lojistas). Esse trecho se caracteriza pelo uso de barracas (para proteção solar). Neste trecho podem participar expositores de ANTIGUIDADES (objetos antigos, colecionáveis e raridades e discos usados), ARTES (artesanato, obras de arte), 1 SEBO (LIVRARIA) e os 2 BRECHÓS já instalados no local. Esta sistemática tem inspiração nas feiras das grandes cidades: Feira de San Telmo (Buenos Aires), Feira da Tristan Narvaja (Montevidéo), Feira El Rastro (Madrid), Feira do Mercado das Pulgas (Paris), que intercalam antiguidades e arte em geral.
    Os expositores devem deixar um trecho livre na rua, para circulação dos carros dos moradores da quadra ou para emergências médias (ambulâncias). O trecho escolhido pelos expositores é o lado esquerdo da mão da rua (sentido de quem desce a rua Marechal Floriano).

OBSEm acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, os antiquários podem convidar os comerciantes locais (ainda que não sejam antiquários) para exporem seus produtos na rua (trecho da rua onde acontece a Feira, na Mal. Floriano), dando um diferencial para a Feira. O objetivo é a integração e união da comunidade local. No mapa abaixo, estão em destaque aqueles que, atualmenteparticipam, efetivamente da Feira:
                          clique nas imagens para ampliá-las


acima: foto da Feira do Caminho dos Antiquários 
TRECHO RUA

b) Trecho Praça Daltro Filho: a feira que acontece na Praça General Daltro Filho (em frente à Cinemateca Capitólio) é administrada pelos feirantes da Praça e só é permitido exposição de ANTIGUIDADES e objetos raros e colecionáveis.  Esta Praça  é bastante arborizada e aprazível.


Acima: foto da Feira do Caminho dos Antiquários
Trecho Praça Daltro Filho
4)   Porque foi escolhida essa rua (Mal Floriano) para a exposição aos sábados?
A feira acontece na Rua Marechal Floriano (entre a Rua Fernando Machado e a Rua Demétrio Ribeiro) porque é onde está concentrado o maior número de antiquários de Porto Alegre (atualmente são 20 lojas entre antiquários, brechós e sebo) e por estar localizada junto à Praça do Capitólio (Praça Daltro Filho), onde também acontece a Feira.
5) Como faço para expor/participar da Feira do Caminho dos Antiquários?
Informações sobre o TRECHO RUA:
Dias da feira: TODOS os sábados (exceto em dias chuvosos)
Horário da feira: 9h às 15h
Início da montagem das bancas: 8h
Início da desmontagem das bancas: 15h
Forma de exposição da mercadoria: LIVRE (mesas/ cavaletes / no chão, sobre tapetes...) Não fornecemos nenhum tipo de material para os expositores (incluindo tendas / barracas).
Presença: em princípio NÃO É OBRIGATÓRIA, mas preferimos expositores permanentes (fixos/com interesse de permanecer).

Brechós / artesanato / sebos / galerias de arte: no caso destes 4 seguimentos: só podem participar da Feira aqueles que estão INSTALADOS na área que compõe o Caminho dos Antiquários.

Informações e inscrições com os representantes da Feira:
Paulo Hippen - fone (51) 32242889
Marcos Manica - fone: (51) 3226.3327

6) Que materiais podem ser comercializados na Feira do Caminho dos Antiquários?
O artigo 5º da Lei Municipal Nº 9.943, de 26 de janeiro de 2006 diz respeito a esta questão:
Art. 5º - Serão objetos de comercialização unicamente produtos antigos, colecionáveis e curiosidades.
Parágrafo único. No entorno da Praça Daltro Filho, poderá ser autorizado o comércio ambulante não-concorrente com os estabelecimentos formalmente estabelecidos.

São considerados produtos antigos, colecionáveis e curiosidades: objetos usados e antigos (antiguidades), livros, gibis e discos usados, raros e antigos, colecionáveis (brinquedos, objetos de decoração que marcaram época, peças vintage e retrô), eletrodomésticos, utensílios de cozinha e carros antigos, curiosidades (obras de arte e artesanato). 
EXCEÇÃO: As lojas estabelecidas no trecho onde acontece a Feira (no trecho da rua), E QUE NÃO SÃO antiquários, brechós, sebo ou galerias de arte podem participar da Feira do Caminho dos Antiquários como convidados especiais. Estes podem expor na calçada em frente à sua loja e, na rua, quando tiver lugar vago. A exposição destas lojas NA RUA não pode tomar espaço dos expositores de antiguidades. A prioridade, portanto, é a exposição e comércio de ANTIGUIDADES. 

7) Existe uma comunidade do Caminho dos Antiquários no Facebook?
Resposta: Sim:  no Facebook e Instagram: caminhodosantiquarios


8) Onde é permitido estacionar, aos sábados?
Nas faixas vermelhas do mapa, pode-se estacionar gratuitamente.
Nas faixas azuis do mapa, até às 13h o estacionamento é pago. Mas após às 13h estes estacionamentos também tornam-se liberados (gratuitos).
No Largo Zumbi dos Palmares (Largo da EPATUR) acontece a Feira de Hortifrutigranjeiros até às 12h. Há muita área livre para estacionar-se. Após às 12h todo o Largo fica liberado para estacionar-se gratuitamente.
Existem, ainda, três estacionamentos para carros no Caminho dos Antiquários:


9) Os expositores têm um local especial na rua ou garagens, para deixarem estacionados seus carros, camionetes?
Não. Cada expositor é responsável pelo estacionamento do seu carro e quanto mais cedo chegar, mais fácil será o estacionamento nas proximidades da feira.

10)  Quando e quais atrações culturais que ocorrem paralelamente à feira?

Atrações paralelas à Feira acontecem esporadicamente e que são divulgadas previamente no nosso Site, Facebook e Instagram, tais como exposições e mostras especiais, museus itinerantes, desfiles, exposições de carros antigos, festas temáticas, exposições temáticas, fotográficas, concurso fotográfico etc.


11)   Quantas lojas formam o comércio local?
Este número é bastante relativo. Mas no Caminho dos Antiquários e ruas adjacentes existe cerca de 30 lojas e serviços, nas mais diversas áreas, como cafés, restaurantes, cafés, supermercado, cabeleireiros, lojas de presentes, butiques, academia, serviços, bares, mini-mercados, bancos...
As lojas que não fazem parte do segmento "antiguidades, brechós, sebos e galerias de arte" (ou seja, COMÉRCIO LOCAL) mas estão inseridas no trecho da rua Marechal Floriano (entre a R. Fernando Machado e a R. Demétrio Ribeiro) recebem nosso carinho e atenção especial para a integração com a Feira: http://caminhodosantiquarios.blogspot.com.br/p/lojas-comercio-local-do-trecho-rua.html


12)   Qual o papel da Prefeitura no Caminho dos Antiquários?
A Prefeitura de Porto Alegre contribui com a REORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO e IDENTIFICAÇÃO ATRAVÉS DE PLACAS DE TRÂNSITO (através da EPTC).




13) As barracas (azuis) são fornecidas pelo Caminho dos Antiquários?
Não. Cada expositor pode adquirir a sua barraca e deverá transportar, montar e desmontar. Não precisa ser necessariamente na cor azul. Mas PREFERENCIALMENTE azul, para manter o padrão da feira. O uso da barraca NÃO É obrigatório. Cada um deve trazer o seu material para expor o seu material: pode ser mesas, bancadas, tapetes, tecido no chão, araras. A barraca protege do sol e eventual chuva fina que pode chegar inesperadamente. 

14)  Pode-se comercializar alimentos e bebidas na feira? Pipoca, churrasquinho, cachorro-quente, algodão doce, bebidas em geral...
Sim. Mas os interessados, além de inscreverem-se junto à Coordenação da Feira deverão possuir a licença especial fornecida pela SMIC e/ou Secretaria Municipal da Saúde. Informações: alvaras@smic.prefpoa.com.br ou Fone 3289.1770 (9h às 16h).
Lembramos que o Art 5º da Lei Municipal Nº 9.943, de 26 de janeiro de 2006 que institui o Caminho dos Antiquários, PROIBE o comércio ambulante que estabeleça concorrência com os estabelecimentos formalmente estabelecidos!
Parágrafo único. No entorno da Praça Daltro Filho, poderá ser autorizado o comércio ambulante não-concorrente com os estabelecimentos formalmente estabelecidos.

Requisitos para o comércio

Todo o estabelecimento que comercializa alimentos deve ter o Alvará de Saúde expedido pela Secretaria Municipal de Saúde exposto em local visível. Para a obtenção do alvará de saúde, o proprietário deverá participar de um curso de Boas Práticas em Serviços de Alimentação, com carga horária mínima de 16 horas e anexar o respectivo certificado de participação no processo de solicitação de alvará. O protocolo deverá ser encaminhado na sede da CGVS, à Avenida Padre Cacique, 372/5º andar, na Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA).

Vendedor ambulante deverá ter exposta sua licença expedida pala Smic.
 Além do alvará, toda a legislação referente ao comércio de alimentos deve ser atendida permanentemente.

LegislaçãoNo atendimento da Resolução 216/04 ANVISA, Portaria Estadual 78/09 e Portaria Municipal 960/11, o município de Porto Alegre continua a exigir, para o encaminhamento dos  processos de Alvará de Saúde, o Certificado de Participação em Curso de Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação, com carga horária mínima de 16 horas. O curso deve ser regulamentado pela CGVS. 


Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgvs/default.php?p_secao=16
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Um comentário:

  1. Amo feira de antiquário uma exposição melhor do que a outra. Conheci uma loja de antiquário que vendem diversas Antiguidades que retratam diferentes culturas sem tirar sua essência!

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